Conheça os novos mini-cursos exclusivos com a curadoria de Marcos Hiller

Marcos Hiller é mestre em comunicação e consumo pela ESPM, tem 5 livros publicados em sua trajetória e atua como professor convidado de escolas de negócios como ESPM, FGV e FIA-USP. Com seu olhar inquieto, Hiller convidou 10 nomes igualmente inquietos para criarem uma programação de mini-cursos exclusivos imperdíveis para esse mês de agosto. Todos professores de altíssimo nível e que atuam com destaque em seus respectivos setores da economia criativa. Da fotografia de celular à legislação de marca, de eventos inovadores à user experience, de identidade verbal à análise do discurso, os temas são modernos, atuais e diversos, e um espetacular time de professores se uniu com um único propósito: instigar o processo de aprendizagem e a criatividade. Afinal, conhecimento liberta!

Veja abaixo a seleção de temas, nomes, datas, monte a sua programação e se inscreva via Sympla. As vagas são limitadas e todos cursos serão ministrados ao vivo e 100% online via plataforma Zoom.

 







“Produção de Conteúdo”

com POLY DE OLIVEIRA

Como criar uma estratégia de digital duradoura escrevendo mais? Os usuários ainda estão lendo conteúdo online? São questões essenciais e primordiais de quem produz conteúdo hoje em dia em ambientes online. A intenção desse mini-curso é abordarmos os tópicos: dados de quantas pessoas continuam lendo x consumo de vídeo; copywriting digital & SEO; como os buscadores priorizam conteúdos escritos e importância de atualização de conteúdos; boas práticas no uso de e-mail marketing que trazem conteúdos e não somente ofertas; conteúdos curtos x longos. O que importa é o tamanho ou a qualidade de um conteúdo? Como saber quando usar um determinado tipo de conteúdo? Como usar o domínio do próprio conteúdo e como estruturar estratégia de longo prazo? Afinal, os textos no seu site e no seu email são todos seus e não do Mark Zuckerberg. Com esse minicurso, seu conteúdo terá mais tempo de duração e pode trazer mais retorno que uma mera abordagem no  Instagram Stories.

Polyana de Oliveira reúne uma bagagem de 13 anos em consultoria de SEO e Inbound Marketing, e presta consultorias pontuais em estratégias de conteúdo multilíngues para empresas internacionais. Ela aplica esta experiência, e suas formações em relações internacionais e gestão de negócios, para gerir a Viare Travel, uma agência de turismo com foco no turismo responsável, onde desenvolve parcerias estratégicas com fornecedores locais, co-criando experiências adaptadas ao crescimento local e atraindo viajantes conscientes por meio de sua plataforma digital.

+++++++++++++++++++++

Mini-curso de “Produção de Conteúdo” com Poly de Oliveira 

Dia 1 de setembro | terça-feira das 9h às 13h
Valor: R$ 99 | Inscreva-se via SYMPLA








“UX e o X da questão”

com CEZAR BIANCHI

Nunca foi tão necessário falar design & experiências do usuário. E falar de design não precisa ser necessariamente algo complicado, nem tão pouco a experiência com um produto ou serviço deve ser frustrante. A ideia desse mini-curso é definir o papel do UX dentro da estratégia da sua marca e mostrar que a qualidade desta experiência depende exclusivamente da acessibilidade e usabilidade em um ponto de contato específico com a marca. Além de introduzir o conceito de UX e apresentar processos, serão abordados também como o UI (user interface) e visual design complementam o trabalho, além de tendências e ferramentas para começar um projeto de UX.

Cezar Bianchi vive hoje nos Estados Unidos e atua como sênior designer e um entusiasta do processo de criatividade. Ao longo dos seus 20 anos de experiência, reúne passagens em agências e escritórios de design no Brasil e Estados Unidos, onde participou de projetos com identidades visuais, embalagens e interfaces digitais. Desde 2018 integra o CXD da Motorola em Chicago como Team Visual Designer, participando do desenvolvimento de diversas experiências da empresa, entre elas o redesenho do Moto App e algumas interface para devices com design flip.
.

+++++++++++++++++++++++

Mini-curso de “UX e o X da questão” com Cezar Bianchi 
Dia 27 de agosto | quinta-feira das 19h às 23h
Valor: R$ 99 | Inscreva-se SYMPLA.

 

 







“Live Marketing & Inovação em Eventos”

com ANDRÉ GONÇALVES

Se o Live Marketing é o “segmento em que se inserem todas as ações, eventos e campanhas que aconteçam ao vivo na relação do consumidor ou shopper com marca, produto ou serviço”, como maximizar o retorno? Quais os KPIs que devemos ter em mente quando planejamos ativação e eventos e qual a importância de um bom briefing para seus fornecedores? O modelo de concorrência atual é sustentável? Branded content pode ser considerado ativação? Quem inovou e o que podemos esperar dos novos tempos? Um exercício de futurologia. O novo live marketing e os desafios de adaptar estratégias e táticas aos novos canais e públicos estão entre as maiores necessidades das marcas. Neste mini curso discutiremos estes e outros tópicos.

André Gonçalves é publicitário, empreendedor e palestrante, iniciou sua agência Emigê em 1996, inicialmente como um estúdio de criação e posteriormente tornando-se full service. Sempre focado em planejamento e inovação, tornou-se palestrante e professor, ministrando aulas de estratégias de comunicação em cursos de graduação e pós graduação. Desde 2015, associou-se a R2C Produção, onde dirige um núcleo de clientes, entre eles Banco do Brasil, SAS Institute, Kikkoman e Azuma Kirin, SUSE, Takasago, Marsh Mercer Seguros, Opus Turismo, Eletromídia. Participa do CONIN – Conselho de Inovação da ACSP, onde também coordena alguns projetos de inovação. Interessado em pessoas e comportamento, busca sempre entender qual o “gatilho” de cada um.

+++++++++++++++++++++++

Minicurso de “Live Marketing e Inovação em Eventos” com André Gonçalves. 
Dia 28 de agosto | sexta-feira das 9h às 13h
Valor: R$ 99 | Inscreva-se via SYMPLA.








“Transformação Digital e o Mindset Tecnológico Ágil para as Marcas” 

com REINALDO NOGUEIRA

A Transformação Humana, Estratégica e Digital é um dos desafios mais atuais dos contextos empresariais e organizacionais. Essa temática será abordada de forma integrada, buscando o melhor alinhamento entre o planejamento estratégico e sua conexão com o mercado – dialogando através da marca e do modelo ágil como uma forma intensiva de conexão, produzindo tecnologia e que integrará o planejamento com o consumidor. Tudo isso passando por design thinking, canvas e big data. A intenção desse mini-curso com o mestre Reinaldo Nogueira é tangibilizar seus principais conceitos para o universo do branding, consumo e design.

Reinaldo Nogueira é professor mestre em Engenharia com ênfase em Tecnologia da Informação. Graduado em Administração de Empresas com Pós-graduação nas áreas de Gestão de Projetos e Governança Corporativa. Possui experiencia executiva em empresas nacionais e globais na área estratégica digital com passagens pela Oracle Corporation, PePsico Group e Grupo Abril. Atualmente é executivo da Projeto TI 360, empresa com foco em Estratégia Digital, Tecnologia e Projetos Ágeis. Professor dos programas de MBA da ESPM, FIA/USP, BSP SCHOOL e SAINT PAUL lecionando Gestão de Projetos Ágeis, Inovação, Marketing Digital e Transformação Humana, Estratégica e Digital.

+++++++++++++++++++++++

Minicurso de “Transformação Digital & Mindset Ágil da Marca”
Dia 3 de setembro | quinta-feira das 9h às 13h
Valor: R$ 99 | Inscreva-se via SYMPLA.









“Semiótica das Marcas”

com MARCOS HILLER

A marca é um signo potente e com riqueza de significado. Nesse sentido, a semiótica se torna uma das áreas do conhecimento mais férteis para se analisar discursos da publicidade da marca, assim como propor correções para se ter mais assertividade no processo comunicacional. Muito mais importante do que a marca está tentando dizer, é como as pessoas decodificam aquela mensagem. Entender que as pessoas possuem repertórios culturais distintos e que vivemos hoje sob a luz da pós-modernidade, são alguns dos conceitos essenciais desse curso. Vamos aplicar o método de análise semiótica fundado pelo norte-americano Charles Peirce e tangibilizar seus principais conceitos para o universo do branding, consumo e design.

Marcos Hiller é Mestre em comunicação & consumo pela ESPM, e atua como professor convidado em cursos de MBA da ESPM, FGV, FIA-USP, UVV e SENAC/SC. Sócio-diretor de planejamento da TRUE STORIES, uma consultoria de branding e pesquisa que já conduziu projetos para marcas como ACCOR, BAYER, BRAHMA, BAUDUCCO, ACHÉ. Já lançou 5 livros em sua trajetória, e reúne diversas especializações na Santa Fé University/USA e Universidad Andres Bello/CHILE.

+++++++++++++++++++++++

Minicurso de “Semiótica das Marcas”
Dia 21 de agosto | sexta-feira das 9h às 13h
Valor: R$ 99 | Inscreva-se via SYMPLA.

 








“Cultura de Inovação & Human Brand” 

com MARCOS GIANNOTTI

Giannotti desenvolveu um curso alinhado com as práticas mais modernas no que tange um entendimento detalhado da transformação dos ambientes de marketing pós-Covid-19. Quais os reais choques culturais e gestão da mudança que estão por vir? Qual a real necessidade da construção de um ecossistema de inovação? E como a inovação se torna um vetor fundamental da construção marcária? Iremos falar sobre marca como manifesto social, o consumo simbólico das marcas, posicionamento, propósito e relevância de marca, assim como tocar em narrativas de marcas como expressão do capitalismo afetivo. São questões essenciais e que serão trazidas com brilhantismo por um dos pesquisadores de marca mais consistentes que temos hoje no Brasil.

Marcos Giannotti é Publicitário, mestre e doutorando em Comunicação Social pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo), bolsista CNPq; MBA pela universidade corporativa do BankBoston e Rotman School (University of Toronto); membro do Grupo de Pesquisa CORTE – Comunicação e Retóricas do Trabalho, do Consumo e do Empreendedorismo da UMESP. Atualmente é consultor e professor de publicidade e propaganda, branding e design thinking para alunos da Faculdade Paulista de Comunicação e do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, em SP. É também professor convidado no SENAC, na Faculdade Impacta e no Centro Universitário Belas Artes. Atuou por 30 anos nas áreas de marketing e inovação de marcas como Itaú, BankBoston, BrasilPrev, Folha de S.Paulo e Editora Abril.

+++++++++++++++++++++++

Minicurso de “Cultura de Inovação & Human Brand” com Marcos Giannotti
Dia 4 de setembro | sexta-feira das 9h às 13h
Valor: R$ 99 | Inscreva-se via SYMPLA.








“Legislação de Marcas & Propriedade Intelectual”

com TICIANO GADÊLHA

A importância de ter uma marca registrada vai além da exclusividade de direitos sob o seu uso, se torna a garantia que os interesses, e que sua identidade seja preservada. Ticiano Gadêlha, um dos mais prestigiados advogados do país, construiu autoridade sobre o tema e fundou uma empresa especializada em Propriedade Intelectual, e que tem como propósito garantir a proteção e propriedade intelectual de marcas. Fala-se muito mas não o suficiente hoje em dia sobre registro de marca, mas entre as muitas dúvidas que cercam o assunto, uma das mais comuns moram na confusão entre a marca e o nome empresarial. Mas e aí, os dois itens são e a mesma coisa? O registro de um cobre os dois? A resposta é não! Entenda essa e outras pertinentes questões nesse mini-curso exclusivo que desenvolvemos.

Ticiano Gadelha é Advogado especialista em Direito da Propriedade Intelectual (PUC/RJ), mestrando em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (INPI), extensão em Propriedade Intelectual (FGV/RJ), MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing (PUC/RS). Fundador da ComoRegistrar (lawtech especializada em Propriedade Intelectual) e sócio da Tôrres Gadêlha Advocacia (escritório especializado em Propriedade Intelectual e Inovação), professor convidado da UNIFOR nas pós graduações de Direito Societário e Negócios Empresariais e de Direito Digital e das Startups. Certificado CopyrightX pela Universidade de Harvard, atual Conselheiro Estadual da OAB/PE com inúmeros artigos publicados nacional e internacionalmente. Membro da Comissão Especial do Conselho Federal da OAB (CFOAB) de Propriedade Intelectual, ex-presidente das Comissões de Propriedade Intelectual do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP), da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB/PE) e da Comissão de Direito das Startups da OAB/PE, foi membro da Comissão Especial de Arte e Cultura do Conselho Federal da OAB (CFOAB) e representante seccional da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) em Pernambuco.

+++++++++++++++++++++++

Minicurso “Legislação de Marcas & Propriedade Intelectual” :: Ticiano Gadêlha 
Dia 26 de agosto | quarta-feira das 9h às 13h
Valor: R$ 99 | Inscreva-se via SYMPLA.








“Análise do Discurso & Marca Pessoal”

com CAROL MENDES

Neste minicurso, iremos debater a consolidação das redes sociais digitais como mecanismos de controle social e as novas formas de sociabilidade. Este é um fenômeno observado há alguns anos, mas com a aceleração de uma vida essencialmente digital, é necessário entender os diversos contextos e aproveitar as oportunidades para alavancar o que já é o nosso maior bem: a marca pessoal. Você vai aprender a analisar o contexto, seguindo alguns princípios da Análise do Discurso; entender a importância de investir em sua marca pessoal; entender as oportunidades de alavancagem da sua marca pessoal; traçar uma estratégia e saber quais seus pontos sensíveis.

Carol Mendes é Relações Públicas e Mestre em Divulgação Científica e Cultural pela UNICAMP. Já ministrou aulas e palestras em renomadas instituições de ensino brasileiras, como Senac, Faculdade Belas Artes e Instituto Europeo di Design (IED), entre outras. Tem mais de 15 anos de experiência em agências de comunicação, atendendo a clientes de diversos setores, inclusive no gerenciamento de crise. Atualmente, é Sócia-Diretora de Novas Mídias da 2PRÓ Comunicação.

+++++++++++++++++++++++++

Minicurso de “Análise de Discurso & Marca Pessoal” com Carol Mendes
Dia 31 de agosto | segunda-feira das 9h às 13h
Valor: R$ 99 | Inscreva-se via SYMPLA.







 

“Gerenciamento de Crise da Marca”

com MARCOS HILLER

Nunca foi tão pertinente falar sobre gestão de crises como nos dias atuais. Cachorro do Carrefour, Extragulamento, Toddynho, Desastre da Vale em Brumadinho, Coronavírus, etc. São tantos cases nos últimos anos e que nos trazem uma série de aprendizados. O fato é que cada crise deve ser gerenciada a sua maneira. E devemos sempre conduzir uma crise de forma profissional, ágil e de acordo com um modus operandi específico. Ainda que não seja um fenômeno atual, a crise ganha um potencial enorme nos dias atuais por conta da lógica exponencial da cultura da conexão. Fundamental compreender e relacionar bem os principais conceitos de marca, assim como buscar a coerência entre o uso de informações e a tomada de decisões. Nesse minicurso, vamos criticar os processos atuais de gestão de crise, localizando fragilidades e propondo alterações. Nesse curso você vai aprender a como avaliar a comunicação de crise, envolvendo considerações sobre escolha da key messages, meio e mensagem.

Marcos Hiller é Mestre em comunicação & consumo pela ESPM, e atua como professor convidado em cursos de MBA da ESPM, FGV, FIA-USP, UVV e SENAC/SC. Sócio-diretor de planejamento da TRUE STORIES, uma consultoria de branding e pesquisa que já conduziu projetos para marcas como ACCOR, BAYER, BRAHMA, BAUDUCCO, ACHÉ. Já lançou 5 livros em sua trajetória, e reúne diversas especializações na Santa Fé University/USA e Universidad Andres Bello/CHILE.

+++++++++++++++++++++++

Minicurso de “Gerenciamento de Crise da Marca” com Marcos Hiller
Dia 18 de agosto | terça-feira das 9h às 13h
Valor: R$ 99 | Inscreva-se via SYMPLA.










 

“Fotografia com Celular”

com RENATO NEGRÃO

Um dos mais prestigiados e potentes fotógrafos brasileiros irá nos brindar com uma breve explicação sobre a fotografia com aparelhos celulares com câmeras acopladas. Certamente, há vantagens como a mobilidade, sempre temos um celular a mão. Nesse sentido, iremos debater melhores práticas, ao trazer fotógrafos, como a brasileira Luiza Dorr, que já emplacou 12 capas da Revista TIME usando só fotos com um iPhone (fotografou inclusive a Hillary Clinton e Oprah Winfrey. E também ganhou o World Press Photo. Iremos nos debruçar em como se comportar, inclusive como segurar o celular na hora de fazer a foto, além de ula sobre enquadramento, com regras que ajudam muita para fazer uma fotografia que se diferencie.

Renato Negrão é fotógrafo/artista visual e curador – Com formação em Comunicação Social pela UFPR (1997), pós-graduação em Fotografia pelo Senac-SP (2004) e Mestrado em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP (2017). Experiência de 10 anos como professor nas instituições: professor do curso de pós-graduação em Curadoria, no Senac-SP, Escola Panamericana de Arte e Designer, Faap e Unip. Como curador montou exposições em 12 países: Jordânia; Líbano; Qatar; Emirados Árabes; Iraque; Canadá; Estados Unidos da América; Alemanha; França; Inglaterra; Rússia e Indonésia. No Brasil, tem expôs no CCJF – Rio de Janeiro; Museu da Imagem e do Som; SESC Vila Mariana; Galeria Olido e Caixa Cultural – São Paulo; Museu dos Correios – Brasília e foi curador da exposição coletiva “Intervenção na Caatinga”, onde as fotos foram montadas em uma fazenda na divisa dos Estados do Rio Grande do Norte com a Paraíba. Suas pesquisas procuram entender o percurso da arte e fotografia no século XXI e a descolonização da arte, para isso criou um grupo de estudos, apresentados em congressos internacionais sobre a fotografia e a globalização e desde então vem dando palestra e promovendo debates sobre o tema.

+++++++++++++++++++++++++++++

Minicurso de “Mobile Photography” com Renato Negrão 
Dia 25 de agosto | terça-feira das 9h às 13h
Valor: R$ 99 | Inscreva-se via SYMPLA.








“Naming, Identidade Verbal e Consumo”

com IRENE CARBALLIDO

Como fazer um nome que diga em uma palavra o posicionamento estratégico de uma marca? Como criar uma estratégia de identidade verbal? A intenção desse mini-curso é abordarmos os tópicos: naming, tagline e tom de voz da marca para perceber que o micro discurso do nome, que está na mídia-embalagem, fala muito mais da marca do que costumamos ver. Fazer nomes e taglines de marcas de sucesso tem técnica, tem planejamento, tem forma de apresentação, enfim, tem muito mais do que se pensa. Se inscreva e confira.

Irene Carballido reúne uma bagagem de 18 anos em Branding e Publicidade. É Mestre em Comunicação e Consumo pela ESPM. Especialista em Branding pelo INSPER. Pós-graduada em Psicocriatividade pela Universidade de Barcelona. É graduada em Publicidade pela Católica de Salvador  e também em Ciências Sociais pela UFBA. Como consultora, diretora de criação, redatora e namer realizou trabalhos para clientes como Fundação Telefonica/Vivo, Instituto Natura, United Way, BMG/Granito, Detran, SPTuris, CPTM, Sebrae, Grupo M. Dias Branco, GGB(Grupo Gay da Bahia), Governo da Bahia, entre outros. Trabalhou em grandes agências de publicidade da Bahia e em São Paulo aplica esta experiência no Estúdio 1do7, no desenvolvimento de planos de Naming e Identidade Verbal e na criação de marcas para o nicho das startups. É Integrante do grupo de pesquisa em Discursos do Consumo da ESPM.

++++++++++++++++++++++++++++++

Minicurso de “Identidade Verbal de Marcas” com Irene Carballido. 
Dia 29 de agosto | sábado das 9h às 13h
Valor: R$ 99 | Inscreva SYMPLA.









“Mobile Marketing Experience”

com GABRIELA SALOMÃO

Por meio das perspectivas conceituais mais modernas do mercado, vamos debater quais as tendências do cenário mobile atual e das ferramentas (NFC, RFID, Wearables), assim como entender as lógicas das marcas versus o comportamento do consumidor no cenário mobile. Esse minicurso é um convite é nos aprofundarmos e aprendermos mais sobre UX focada em Mobile, 5 ps do Mobile Marketing, as tendências promovidas pelo Mobile – IOT, Assistente Virtual, realidade virtual, impacto do Softwares (Aplicativos) no mundo do comportamento do consumidor, desenvolvimento de aplicativo focado em negócio – funcionalidade chave x problema do usuário, Design Thinking x Mobile.

Gabriela Salomão é professora da FIAP, Impacta, Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UVV – Universidade de Vila Velha/ ES. Idealizadora da Startup Pítia, onde ganhou dois prêmios de  inovação. Mestre em Conhecimento e Inovação na FMU defendendo o  projeto: O Impacto da Utilização do BI para o Varejo de  Shopping Center. Mentora voluntária do Programa Technovation, mentorou  programas como Pitch Fight da Virada Empreendedora 2015  e 2016 (ganhou o segundo e o primeiro lugar nas duas  edições) – promovido pela FGV e Rede Mulher  Empreendedora. Foi mentora, também, do Acelera Startup promovido pela  Impulsa de Jundiaí. É formada em Administração com ênfase em Marketing/  Estácio de Sá, cursou Empretec/Sebrae – 2006.Participou do Startup Weekend Woman São Paulo. Palestrante em faculdades e organizações sobre inovação,  startup e hardwares Mobile (Beacons, RFID, NFC).

+++++++++++++++++++++++++++++++

Minicurso de “Mobile Marketing Experience” com Gabriela Salomão.
Dia 24 de agosto | segunda-feira das 9h às 13h
Valor: R$ 99 | Inscreva-se SYMPLA.









COORDENAÇÃO GERAL

Prof. MARCOS HILLER

Mestre em comunicação & consumo pela ESPM, e atua como professor convidado em cursos de MBA da ESPM, FGV, FIA-USP, UVV e SENAC/SC. Sócio-diretor de planejamento da TRUE STORIES, uma consultoria de branding e pesquisa que já conduziu projetos para marcas como ACCOR, BAYER, BRAHMA, BAUDUCCO, ACHÉ. Já lançou 5 livros em sua trajetória, e reúne diversas especializações na Santa Fé University/USA e Universidad Andres Bello/CHILE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *