Blue Branding





por @marcoshiller

Semana passada tive o prazer de voar pela primeira vez pela AZUL Linhas Aéreas. Desde o início do processo até o final de minha experiência em voar com essa companhia tudo foi muito bem feito. Certamente devem ter bons profissionais de Branding atuando nesse empresa. Lembrando que Branding não é desenvolver logo. Branding é uma filosofia de gestão. É uma postura empresarial que coloca a marca no centro de todas as decisões. Branding é ter os funcionários como guardiões do processo de harmonização e alinhamento da marca em TODOS os pontos de contato. Eles entenderam perfeitamente que no processo do Branding, tudo comunica a marca. Desde a cor com que se pinta aviões, assim como o estilo da roupa dos comissários, e até mesmo a forma como eles agem dentro do vôo.

Há algum tempo já acompanho e leio o trabalho que essa nova companhia aérea faz. Desde seu nascimento, eles foram rompedores. Fizeram um concurso onde as pessoas deveriam sugerir o NOME de uma nova companhia aérea que estava aterrisando no Brasil. Apesar de eu achar já sabiam que o nome seria AZUL, a ação provocou um buzz marketing e causou uma empatia inicial do mercado em relação à marca. Sob a ótica do processo de brand naming, o nome AZUL foi uma escolha muito feliz: AZUL é cor do céu, AZUL é fácil de pronunciar, e AZUL remete à imensidão, nobreza e sofisticação.

Desde o início de meu processo de compra, tudo correu super bem. O site da AZUL é muito bem construído, muito intuitivo e gostoso de navegar. Comprei minha passagem em poucos minutos. Um dia antes de meu vôo, recebi um email lembrando que eu poderia fazer web-check in. Eu fiz!

Fui até Campinas por meio do ônibus grátis que eles disponibilizam aqui de SP. Motorista gente boa, bem humorado. Aqui apenas detectei uma falha: o adesivo do Wi-Fi prometia internet grátis no ônibus, e não estava funcionando. Fiquei no viciante Angry Birds mesmo. Chegando em Viracopos, vi filas bem organizadas, funcionários bem vestidos e exaustivamente bem treinados.

Às 5:42hs fomos chamados para o vôo cirurgicamente pontual. Andando pela pista, reparei cada avião da AZUL é batizado com um nome na fuselagem. Bacana! E diga-se de passagem, a fuselagem de algumas aeronaves da AZUL recebem um adesivo da Nestlé. Sim, fuselagem de avião hoje é mídia. Entrando na aeronave, tudo correu bem. A postura dos comissários dentro do avião surpreendeu. Todos eles muito educados, com um sorriso (que parecia sincero) e esbanjando simpatia (sem ser forçado). A revista de bordo de AZUL é muito boa, dá prazer de ler, com um projeto editorial bem peculiar, mais conceitual, com atributos da marca na dosagem certa e com pouquíssimos anúncios. O pacotinho de amendoim e de bolachinhas recheadas com uma belíssima marca da AZUL na embalagem (mais um ponto pra eles!!!). Ao longo do vôo, o comandante pede licença e diz algo parecido com isso: “Senhores passageiros, muito boa tarde. Como vocês podem perceber, o tempo está maravilhoso. Nosso vôo está indo bem. E dentro de mais alguns minutos pousaremos na cidade de Araçatuba. Aproveito para desejar um feliz dia dos pais para todos os papais presentes nesse vôo”. Um discurso espontâneo, simpático e nada clichê. Ao final do vôo, a comissária entra no auto-falante: “Reclinem suas poltronas, blá, blá, blá . . . obrigado pela escolha da companhia aérea e desejamos um final de semana AZUL para todos, obrigado”. Igualmente, um discurso nada convencional e sempre vendendo a essência da marca. Gostei!

Resumo da ópera: parabéns, AZUL! Todos os “touch points” devidamente cuidados e bem harmonizados. Muito difícil, muito caro e muito complexo fazer isso. TAM, GOL e AVIANCA devem abrir o olho bem aberto. Acho que a palavra da moda cai muito bem nesse momento para expressar o que achei da AZUL: eles são muito diferenciados.