Eles já têm o iPhone 17 no bolso, seu panacas!

Pronto! Começou a vender o iPhone 6. Causou um imenso frisson, como de costume: gente dormindo na fila, o primeiro sujeito que comprou posando pra foto (que aliás deixou cair o telefone no chão… que mané), etc, etc, etc. 

Meu povo, ano que vem eles lançarão o iPhone 7, depois o iPhone 8, 9, 10…. e por aí vai…. E toda essa novela multi-midiática sempre e sempre e sempre se repetirá. Aposto que Tim Cook (CEO da Apple) e Johnny Ivy (VP of Design) devem ter o iPhone 17 no bolso. Os caras já estão com a cabeça lá na frente. E todos esses aparelhos são “designed in California” but “assembled in China”. Sabe-se lá em que condições trabalhistas eles são montados na China, certo? Há quem diga que cerca de 8 chineses se suicidam por dia nas fábricas da Foxxcon na China por conta nas condições condenáveis de trabalho. Mas isso é cirurgicamente silenciado pela belíssica equipe de PR que a Apple deve ter.

Enfim, as marcas são muito astutas. Eles criam uma obsolescência rápida, programada e a bel-prazer. E nós, os consumidores, somos apenas macacaquinhos amestrados e ávidos por ter toda essa tecnologia de ponta o quanto antes na palma de nossas mãos.

Nesse momento, lembro de uma fala do prof. Erick Felinto quando diz que “quando as pessoas compram um iPhone estão não apenas adquirindo um mero aparato tecnológico, mas sim elas estão se inscrevendo num imaginário tecnológico que enfatiza elementos de inovação, elegância e distinção sócio-econômica”. Afinal, é o fenômeno do CONSUMO! E que define quem nós somos.

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