BrandThinkers: Tecnologia, Criatividade & Novas Linguagens

Hoje, com a distância devida, comunicação, marcas, tecnologia, storytelling são tomados como formatos e meios específicos, com linguagens e configurações singulares, capazes de proporcionarem experiências estéticas e representações únicas das diversas realidades que se queira explorar. E dentro de uma realidade desses chamados arranjos midiáticos, novas linguagens podem se tornar potentes, mas também frágeis e movediças, pois se formam e se desfazem em função de contextos e desejos específicos e cambiantes.

Nesse sentido, torna-se um desafio constante refletirmos sobre o impacto das tecnologias e como elas afetam as formas de criar, colocando na mão de qualquer pessoa a capacidade de fazer algo bom. Há quem diga que não consumimos mais as narrativas por meio de um retângulo. Estamos, agora, dentro das histórias. Como pensar, consumir e conceber experiências em um meio onde temos que ser muito mais humanos, seja como consumidor, seja como criador.

Já no SXSW desse ano em Austin/TEXAS, por exemplo, entraram em efervescência novas percepções sobre inovação, tecnologia, comportamento humano, churrasco, robôs, cerveja e a singularidade do sushi. Temas que provocam a reflexão sobre o que está por vir no varejo, no marketing e principalmente no comportamento das marcas com seus clientes. Convocamos três cabeças pensantes e inquietas para apresentarem seus olhares sobre essas questões e debatermos cases que mostram como a tecnologia pode inspirar a viabilizar ideias.

 




.

“O FRAME EXPLODIU! E AGORA?”

com RICARDO LAGANARO 

Sócio e Chief StoryTelling Officer na ARVORE Experiências Imersivas, Ricardo Laganaro é um dos diretores mais inovadores do mercado brasileiro. Ele criou a experiência imersiva de entrada do Museu do Amanhã, no Rio, dirigiu clipes e videos 360º que somam mais de 60 milhões de visualizações na internet, e foi escolhido pela Oculus para a 1ª edição do programa VR For Good, dirigindo o doc em VR “Step to the Line”. O curta teve sua premiere no Festival de Tribeca 2017, foi selecionado mais de 30 festivais pelo mundo, e citado pela Revista Time como um dos cinco melhores conteúdos para VR mobile do ano. Em 2018, Laganaro foi diretor criativo de realidade estendida da instalação “Objects in Mirror AR Closer Than They Appear”, um dos cinco projetos indicados da categoria “StoryScapes” em Tribeca. Além de já ter palestrado em eventos como SXSW, PATH, CCXP entre outros; pela inovação no seu trabalho em storytelling, foi convidado para falar no  “Global People’s Summit” durante a Assembléia Geral da ONU de 2017.


 

 



“INOVAÇÃO, TECNOLOGIA & INQUIETAÇÕES (à luz do SXSW)”

com BRUNO REIS 

profissional apaixonado pela evolução das marcas. Início em start up financeira, passagem por agências como planner de clientes como Marisa, Santander, Cyrela entre outros. Sua jornada continuou no Habib’s quando atuou como superintendente de Marketing durante 5 anos. Hoje no Grupo Ri Happy, gerente geral de Criatividade e Interações das bandeiras Ri Happy e PBKids. Formado em Propaganda e Marketing na ESPM, fez e faz a gestão de grandes marcas e da comunicação em todos os seus pontos de contato.

 

 

 

“A TECNOLOGIA ESTÁ ACABANDO COM A CRIATIVIDADE?”

com IRENE KNOTH 

Depois de 25 anos em agências, dentro e fora do país, onde foi VP de Criação e Diretora de Criação LATAM, Irene decidiu dar uma repensada no que queria fazer e, em 2003, fundou a sua consultoria, a IK Creative Branding. Seus dois primeiros trabalho se transformaram em benchmarks globais da Unilever. Como estava trabalhando no reposicionamento de OMO, seus clientes local e regional a chamaram para desenvolver um vídeo do novo posicionamento para ser testado na América Latina, que foi chamado de Manifesto. Em paralelo, sua cliente local pediu para que desenvolvesse uma prancha conceito para um briefing regional. O sucesso foi tanto que os ingleses vieram estudar o case e instituíram o Key Visual. Desde então, Irene trabalhou na evolução de posicionamento de Guaraná Antarctica, Skol e muitas outras marcas da Ambev, posicionamento de Cacau Show, Tintas Coral, muitas marcas da Hypermarcas, hoje Coty e Hypera. Foi chamada para um TEDx, trabalha de forma voluntária para ONGs e dá aulas de criação na FAAP desde 2004.


 

 

 


MEDIAÇÃO DO DEBATE

Marcos Hillermarcos-hiller

Fundador dos BrandThinkers e Mestre em comunicação e consumo pela ESPM. Professor convidado de escolas de negócios como ESPM, FGV, FIA-USP e SAINT PAUL. Sócio-Diretor de Planejamento da TRUE STORIES, uma consultoria que atua em projetos de posicionamento de marcas, pesquisa e branded content em marcas como AMBEV, ACCOR, BAUDUCCO, RAY BAN e BMW.


 

 





VAGAS LIMITADAS


Local: C.OW.COWORKING – São Paulo SP

Endereço: Rua Jaceru, 225 (travessa da Av Roque Petroni Junior – 10 minutos caminhando do Morumbi Shopping) – São Paulo/SP

Data e Hora:   24/ABRIL | quarta-feira, das 19hs às 22hs.

Inscrições: os BrandThinkers sempre foram gratuitos, mas a partir de 2017, nos sentimos forçados a introduzir a cobrança de um valor simbólico de R$ 39 reais por pessoa. Primeiro que pretendemos oferecer uma experiência ainda mais prazerosa em nosso encontros, servindo uma cerveja, um vinho, etc. E pelo fato do evento sempre ter sido gratuito, temos um número enorme de pessoas que confirmam e simplesmente não aparecem, o que prejudica nossa logística do evento. Com a cobrança de um valor simbólico, esperamos reduzir essa quebra. Contamos com a sua compreensão.

Efetue agora mesmo a sua inscrição, aqui direto no site da plataforma SYMPLA.

 




APOIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *