MENTORIA: como se tornar um professor e construir uma carreira relevante

Desde 2006, eu leciono. Sempre tive esse desejo, na verdade. E há cerca de 15 anos, decidi colocar energia na pavimentação dessa estrada acadêmica e didática. De lá pra, muitos gols, muita bola na trave, uns golaços, muitos erros e muitos acertos. O saldo é positivo. Semeando muito e buscando cultivar sempre. Cada ano melhor que o outro.

Em tempos de Coronavírus, pandemia global e quarentena forçada, a sensação é de um leve frio na barriga, dada a turbulência e incerteza extrema. Pra quem dá aula e tem uma carreira e presença consistente no mercado acadêmico não é céu de brigadeiro, mas não é um cenário trágico. O movimento hoje é: uma migração das nossas aulas já agendadas para plataformas online como Zoom. Dar aula online é diferente, é outra lógica, é outra técnica. Não é simplesmente transportar a sua aula presencial para outro local remoto. Exige preparação e adaptação.

Costumo dizer que dar aulas não é e não pode ser um plano B. Do tipo, nada deu certo na minha vida? Vou dar aulas!!! Não é isso! Lecionar é uma vocação, um chamado, deve ser encarada como um propósito. E exige muito preparo e estudo. Costumo dizer que dar aulas é a melhor ocupação que há, pois pegando pela minha trajetória: eu conheço locais do Brasil inimagináveis, conheço uma pluralidade de pessoas, culturas e modos de ser. Muito suor, muita transpiração, muitas noites longe de casa e dormindo longe de minha esposa. Nem tudo são flores. Mas o saldo é muito positivo. Algum nível de stress, mas em nível baixo. E ainda por cima, nos remuneram bem por tudo isso. Sim, é a melhor profissão do mundo.

Como buscar aulas? Como dar o primeiro passo? Como oferecer serviços? Como lidar com a (às vezes, temida) avaliação sua feita pelos alunos? Como planejar uma aula? São questões essenciais e que gosto de me debruçar sobre cada uma delas.

Leciono hoje nos cursos de MBA na ESPM SP, FGV Management, FIA USP, UVV e Saint Paul e Senac SC. Fiz um levantamento esses dias e já lecionei em mais de 32 faculdades e universidades pelo Brasil. E já estive diante de mais de 10.000 alunos. O nosso programa de milhas agradece e chegou a hora de passar todo meu conhecimento pra frente. Quero disseminar todo esse meu conhecimento e ajudar outros colegas a tentar trilhar um caminho similar ao que trilhei. Erros vão acontecer, mas com alguém do lado segurando o selim da bicicleta, o risco de hematomas é menor. E a chance de construir uma carreira bem-sucedida é real.

Quer saber mais sobre minha trajetória completa? Acesse aqui meu memorial.

Estou montando um grupo seleto de mentoria com a duração de 3 meses, onde abordarei os seguintes tópicos:

 

.Preparação e Alicerces da Carreira

.Prospecção de Aulas

.Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem

.Planejamento da Aula

.Me tornando um PROFESSOR

 

Se torne um professor. Se prepare!

Faça parte desse grupo seleto de mentorados.

Entre e contato e obtenha mais informações!

 

 

Prof. Marcos Hiller

marcos@hillerconsulting.com.br

11 99643 9888

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *