O que vi no YouPix Con

hiller no youpix conpor Marcos Hiller

Debutei no YouPix. Na verdade, debutei no YouPix Con, o maior festival de cultura digital do Brasil que voltou no dia de hoje todo reconfigurado, mas sempre sob a batuta da querida Bia Granja. Fui de taxi pro evento com o 99 taxi e já gostei, fui e voltei na faixa, pois tinha cupom de desconto.

Entre uma costelinha e outra do Outback (sim, eles foram patrocinadores do evento e ficaram distribuindo costelinhas ribs on the barbie, coxinhas de frango, saladinhas, etc… sem falar de outras coisa gostosas e calóricas que tinham no evento) fui entrando e saindo do palco principal para me nutrir das informações que saiam dos debates. Enfim, vamos falar de coisa boa de verdade, o conteúdo que rolou por lá.

rapha youpix 2015 con facebookO brasiliense Rapha Vasconcellos (siga seu Instagram e Facebook) que hoje é o Vice Presidente Criativo do Facebook para a América Latina, nos brindou uma fala muito inspiradora, consistente e recheada de provocações. Relaciono aqui alguns dos principais pontos que o Rapha listou durante sua fala, e de que forma o Facebook deve ser visto como um plataforma essencial para distribuir conteúdos de marca:

TESTEM MAIS

com a mesma eloquência da menininha que protagonizou o famoso comercial do “Compre Baton” nas nossas televisões nos anos 90, Rapha ao longo de toda sua fala, reforçou muito a necessidade dos criadores de conteúdo testarem mais e mais e mais, experimentarem mais novos caminhos, novos formatos, novas formas. Sempre! Testem mais!

MAJOR, O CACHORRO QUE INSPIRA

Rapha iniciou sua fala provocando a plateia com algo inusitado que aconteceu com ele no dia de ontem. Inesperadamente ele começou ser seguido pelo perfil de seu cachorro. E quando foi sondar o que houve descobriu que seu filho de 8 anos havia criado o perfil. E melhor ainda, com uma estratégia criativa inusitada e envolvente.

VÍDEOS

Uso de vídeos já não é mais tendência, é realidade. Nos últimos anos, vimos o conteúdo de texto cair 10%, fotos aumentarem em 30% e vídeos em 90%. Ainda mais por conta do AutoPlay, mas marcas devem avaliar com muito carinho o uso de vídeos.

VÍDEOS SEM SOM

sim, as marcas devem avaliar com muito mais carinho ainda a produção de vídeos sem som, pois muitos de nós assistimos vídeos em nossas timelines às vezes em situações que não podemos executar o som, como em reuniões, etc. Pensem em vídeos silenciosos também.

NARCOS

a variedade de formatos criativos que ao Facebook oferece não para de crescer. Rapha destacou o que foi feito em primeira mão para divulgação da série exclusiva NARCOS da Neflix.

REALIDADE VIRTUAL

Rapha alertou que a realidade virtual em vídeos pode ser a natural evolução do vídeo, ou seja, vídeos em 3D já começam a ser testados. Além de outros formatos ultra inovadores, como por exemplos esse hoje postado por Chris Cox, vice presidente de produtos do Facebook.

FOTO DE SORVETE

Antes de sair executando qualquer estratégia de conteúdo no Instagram, a Unilever (Kibon) acionou a área de inteligência coletiva do Facebook para pudesse ser efetuada uma análise prévia para entender como as pessoas compartilham fotos de sorvete no Instagram. E esse estudo que a maioria das pessoas simplesmente postam foto da mão segurando uma casquinha de sorvete. Kibon aproveitou esse insight para guiar seus esforços criativos na plataforma e criou um jeito novo de disseminar o consumo de sorvete. Eles viram que existe um padrão, um protocolo cultural de se postar foto de sorvete, e eles usaram isso para decidirem ir para outro caminho. Se todo faz desse jeito, faça de outro. Foi o que eles fizeram.

KLEENEX E O CACHORRO SEM PERNA

também com uso de “data driven”, ou seja, uso de dados dos usuários para conhece-los melhor e com isso ter um melhor direcionamento e assertividade de conteúdos de marca. A Kleenex, que aliás está um belíssimo posicionamento de marca (“Someone Needs One”) viu que há as pessoas choram por diversos motivos, e um deles muito forte diz respeito à relação com animais de estimação. Facebook, a Agência e a Marca Kleenex usaram isso para a produção de uma série de vídeos sensacionais.

ANTHOLOGY

por fim, Rapha nos brindou com uma nova iniciativa do Facebook. Como o consumo de vídeo continua em franco crescimento, eles estão trabalhando forte para garantir que as pessoas vejam vídeos de alta qualidade e com alta relevância. Por isso, estão lançando o Anthology, um novo grupo com as principais produtoras de vídeo, que, juntamente com o Facebook Criative Shop, irão trabalhar com marcas para produzir conteúdo de publicidade no Facebook. A ideia é criar campanhas publicitárias personalizadas que atendam às metas de negócios das marcas. O programa reúne produtores de alto nível (Porta dos Fundos aqui no Brasil, por exemplo) e com isso elevam a criatividade, a experiência de saber contar histórias e com todo o know-how de produção de vídeos. Estes são os parceiros da rede Anthology atuais lá fora hoje: Electus Digital, Funny or Die, Oh My Disney, The Onion, Tastemade, Vice Media.

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