Quer entender o consumo? Vamos pra Paris!
Para compreender o que é o consumo hoje em dia, para entender como surgiram as marcas, os shopping centers, a moda, etc temos que recorrer à História. Mais precisamente, temos que voltar para a Paris do século de XIX. Após acontecimentos europeus como a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, e com a explosão da Modernidade, as Exposições Universais, o Fetiche da Mercadoria e tantos outros fenômenos criaram os alicerces que justificam todo o processo de consumo que vemos hoje no nosso dia-a-dia. Quer entender qualquer manifestação do consumo na contemporaneidade e qualquer peculiaridade ou expressividade de marca? A resposta está na História, está em Paris.
Nesse mês de agosto, tive o prazer de conhecer a cidade de Paris pela primeira vez. É a cidade mais visitada do mundo. Uma cidade que dispensa comentários pela sua potência, sua imponência e seus esplendorosos locais. Logicamente, procurei imprimir um olhar sob a ótica do consumo, branding e demais temas que me interessam hoje. E todo esse meu olhar culminou nesse slideshare onde compartilho dezenas de imagens que fiz com meu iPhone. Que essas fotos possam ser usadas por professores, alunos e pesquisadores em geral. Favoritem, compartilhem, curtam, distribuam no semáforo, etc.
Aqui o SlideShare que montei: http://www.slideshare.net/hiller78/tendncias-de-consumo-e-branding-em-paris-2013-by-marcos-hiller