Relato de uma consultora de imagem em busca de uma vida mais saudável

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por Marina Torrezan, colunista desse portal.

Recentemente voltei de viagem. Fui ao Hawaii. Já esperava entrar no clima da natural vibe do local, mas fui surpreendida quando me dei de cara com um Whole Foods Market naquele estado norte-americano. Até então só conhecia as lojas deles que estavam localizadas na Flórida.

Se você navega pelo site do Whole Foods, consegue entender claramente do que se trata o negócio deles, mas nem de longe é possível sentir a atmosfera desse lugar. O Whole Foods poderia ser perfeitamente a cozinha da minha casa, minha farmácia pessoal, meu spa, meu restaurante diário e principalmente meu remédio para curar qualquer mal. Para uma ex hipocondríaca, como eu, ‘O MERCADO MAIS SAUDÁVEL DA AMÉRICA’ não poderia ser lugar melhor! (um branding poderoso!)

Em 1980, ano que surgia o Whole Foods, as estratégias para a construção de uma marca eram diferentes. O valor dos ativos tangíveis talvez fosse o que mais dava posição de destaque a uma empresa. Mas sabemos que hoje, para manter-se no mercado, vender um produto ‘isento’ de emoção e de boas experiências não é suficiente.

Como um gestora de estilo especializada em imagem, eu analiso em meus trabalhos os aspectos imagéticos de meu cliente (seja pessoa ou empresa), onde meu papel é fazê-lo descobrir seus pontos fortes para mostrar ao mundo quem ele é, por meio de signos não verbais, principalmente. Chamamos isso de autoconhecimento, mas bem poderia ser denominado uma espécie de “branding pessoal”, afinal, a construção de uma imagem está intimamente ligada ao valor da sua marca no mercado e ao que dizem sobre você quando você não está presente.

Nossa mente é atraída pelo belo e, toda essa história de proporções harmônicas, organização, limpeza, que fazem parte da beleza são também os pilares básicos do visual merchandising. É esse conjunto da obra que vai estimular os sentidos e despertar o interesse por esse ou aquele produto. Entrar numa loja do Whole Foods é uma experiência incrível pois nos faz pensar: como pode existir um mercado com um aspecto e um visual merchandising tão impecável, uma extrema organização, qualidade nos produtos, mais de 10 departamentos diferentes, store-in-store, valores como preocupação sócio-ambiental, práticas sustentáveis, entre tantos outros aspectos positivos num único lugar?

Marketing bem feito ou, de fato, a excelência existe no negócio? Eis a questão… Fato é que, uma ideia simples (oferecer produtos naturais num mercado) transformou-se na mais desejada marca do segmento. Créditos de um processo de branding? Não tenho a pretensão tampouco expertise no assunto para responder. Posso apenas dizer que fazer uma refeição em seu restaurante me fez sentir a pessoa mais saudável do mundo!

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marina torrezanMarina Torrezan é graduada pela Universidade Anhembi Morumbi em Negócios da Moda, com especialização em Produção de Moda. Também é graduada pela Unisal como Bacharel em Moda. Especializada em Consultoria de Imagem pela Dresscode Internacional. Formada em Análise de Coloração pessoal pelo Universo da Cor; Styling para editorias pela Escola São Paulo; Crítica de Moda pela escola São Paulo, Personal Shopper pela Escola São Paulo. Teve a oportunidade de trabalhar no SPFW ao lado de pessoas de peso como Paulo e Graça Borges. Foi aluna da grande stylist Chiara Guadaleta, da jornalista Maria Prata e da diretora, ícone em moda, do Instituto Berçot da França, Mari Rucki. É membro da associação mundial de consultores de Imagem- AICI. Já atuou na área de criação, como estilista de diversas confecções da região. Desenvolveu sua própria grife de bolsas, a Dona Ana. Era editora de Moda da revista Moda Única e do Caderno ARRASO do Jornal de Piracicaba. Trabalhou como manager na Le Lis Blanc, supervisora na Anacapri- grupo Arezzo- e Richards em Piracicaba. Atualmente atende em seu escritório de Consultoria de Imagem e Estilo e é articulista das revistas ARRASO.

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