WORKSHOP Antropologia & Rituais do Consumo > Edição São Paulo
Vivemos em um mundo movediço, dinâmico e essencialmente hesitante. E nesse sentido, a antropologia se torna uma das áreas do conhecimento mais férteis e generosas para nos nutrir com abordagens metodológicas com profundidade analítica, a fim de que consigamos incidir luz sobre os fenômenos do consumo que estamos pesquisando sempre sob múltiplos ângulos de observação.
Afinar o nosso olhar para busca de tendências do consumo é tarefa complexa. Não é uma atividade fácil, hermética e nem tão pouco automática. Por isso, estarmos devidamente municiados de ferramentas metodológicas modernas para compreender os fenômenos de nosso entorno é algo que nos oferece não apenas uma clara compreensão sobre o mundo que habitamos, mas sobre o contexto sócio-cultural ao qual estamos inseridos e os rituais do consumo aos quais estamos submetidos.
Analisar as fenômenos do consumo e cair em análises simplistas é uma armadilha bastante sedutora. Por isso, professor Marcos Hiller nos convoca a um olhar mais cuidadoso, mais sensível e sempre desperto ao novo e aos chamamentos dos rituais do consumo que nos cercam. Esse será um workshop para equalizar a sua sensibilidade exploratória e se despir de verdades pré-concebidas sobre a efervescência visual e cultural que é São Paulo, uma cidade plural, caótica e fundamentalmente potente. Convocando sempre autores de renome, mas sem jamais deixar de colocar a sola de sapato na rua, uma prática obrigatória para compreender uma determinada realidade que se deseja debruçar. Estão previstos 3 dias, onde andaremos cerca de 20 km diariamente. Portanto, já prepare o seu melhor tênis e a melhor meia para nosso Safári Urbano.
Um workshop para se oxigenar de novas ideias e novas formas de ver o mundo, desde as fortes tendências aos meros modismos. Um curso teórico com o peso certo e prático na dosagem necessária. Do luxo ao popular. Do hype ao trendy. De Itaquera ao Iguatemi SP. Venha conosco!
Esse é o WORKSHOP ANTROPOLOGIA & RITUAIS DO CONSUMO.
+++
QUANDO SERÁ?
.23 de março | quinta-feira :: das 17h às 21h
.24 de março | sexta-feira :: das 9h às 22h
.25 de março | sábado :: das 9h às 22h
+++
COMO será a nossa programação?
23/março . QUINTA . 17h
Welcome Wine de aquecimento e integração
Galeria Metrópoles e Edifício Copan
República . Centro de São Paulo
24/março . SEXTA . 9h-13h
SALA DE AULA
COW Coworking – Berrini
>>> conteúdo programático <<<
.Contexto & Contemporaneidade
.Antropologia e Rituais do Consumo
.Recorte e delimitação de objeto
.Calibragem do olhar para busca de tendências
.Etnografia & Netnografia
.A metodologia para mapeamento e exploração de tendências
ALMOÇO Morumbi Shopping &
Visita Apple Store São Paulo
24/março . TARDE de sexta-feira :: 15h às 18h
Exploração pelas ruas da Vila Buarque – o bairro mais hype e mais trendy da cidade de São Paulo, com Happy Hour 19h no
Bar Bagaceira :: Santa Cecília SP
25 de março SÁBADO
10h às 13h
“A POTÊNCIA DA CLASSE C”
Exploração Shopping Metrô Itaquera: epicentro do consumo popular de São Paulo
SÁBADO 15h-18h
“A VITÓRIA DO LUXO”
Exploração no Iguatemi SP (Faria Lima), o mais antigo shopping do país e o ápice do luxo paulistano.
SÁBADO 19h
Encerramento do Workshop
TRILHA FERMENTARIA
Barra Funda SP
18 torneiras de chope & cozinha de produtos fermentados.
Esse workshop é pra quem?
-
Interessados e entusiastas em geral da área de moda, design e áreas criativas
-
Profissionais da área de branding, marketing, pesquisa e comportamento do consumidores
-
Pessoas que estejam dispostas a abrirem suas mentes à novas perspectivas de pesquisa
INVESTIMENTO:
.LOTE promo 1 (até 03/mar): R$ 979
.LOTE promo 2 (até 17/mar): R$ 1279
.LOTE final 3 (até 23/mar): R$ 1497
IMPORTANTE:
-
estão inclusos no valor total do investimento: as aulas em si e a mentoria durante as visitas. Mas todos os demais gastos com transporte, alimentação e hospedagem são de inteira responsabilidade de cada aluno ou aluna.
-
o Welcome Wine da CHEGADA e um Chope da Trilha Fermentaria no evento de ENCERRAMENTO estão inclusos no investimento do curso
-
todos os riscos de cada um dos alunos no que diz respeito aos trajetos, questões de segurança, possíveis contusões físicas, etc são de inteira responsabilidade de cada aluno. O professor Marcos Hiller irá se cercar de todas as medidas de segurança e integridade física dos 12 alunos, mas se exime de qualquer responsabilidade
professor
MARCOS HILLER
Doutorando e mestre em comunicação e consumo pela ESPM. Pesquisador nas áreas de redes sociais, consumo, branding e cultura digital, ministra palestras pelo Brasil e exterior sobre inquietantes temas desse ecossistema digital que habitamos. Nos últimos fez trabalhos de pesquisa de tendências do consumo por Londres, Nova York, Toronto e Abu Dhabi. Atua como professor convidado do MBA de escolas de negócios como ESPM, FIA-USP, FGV Management e Universidade de Coimbra. Já lançou 5 livros em sua trajetória. Fundador dos BrandThinkers, um dos mais prestigiados grupos de debate sobre marcas do país, Hiller reúne diversas especializações, entre elas cursos na Santa Fé University (Novo México/USA) e na Universidad Andres Bello (Santiago/Chile). Hiller é um curioso, um inquieto, atento ao mundo que vivemos, e que adora um espresso bem tirado e chopes IPA. É um assumido U2 maníaco e já assistiu shows da banda irlandesa por todos cantos do mundo.
APENAS 12 VAGAS DISPONÍVEIS
>>> inscrições no SYMPLA