Consultoria

Marcos Hiller - Training & ConsultingUm olhar sobre o processo de branding.

Muito se fala sobre posicionamento de marca, sobre reposicionamento, sobre melhores práticas, enfim, muito se fala sobre branding hoje em dia. No entanto, como posicionar uma marca hoje em dia com clareza, consistência e relevância é uma tarefa de alta complexidade. Temos a crença que posicionamento não é necessariamente o que uma marca dizendo para o mercado, mas sim aquele conjunto de esforços estratégicos que uma marca adota para construir relevância na mente dos seus consumidores e demais públicos de interesse.
E quando recorremos à literatura de marketing para encontrar formas de como se posicionar uma marca, nos deparamos com dezenas de fórmulas, modelos e metodologias. Se dermos um zoom out, o chassi de todas essas cartilhas é muito parecido. O que propomos na HILLER CONSULTING é uma “licença poética” do que já é praticado hoje por diversas marcas por todo o mundo. É o nosso jeito de pensar um método de construção de posicionamento baseados nas metodologias mais contemporâneas e usadas por grandes marcas como Nike, Unilever, Mondellez, Nestlé, P&G, Pepsico, Apple, Starbucks, FIAT, etc.

 

Somos estrategistas de marcas. Caso você necessite de um processo de posicionamento de marca, ou seja, caso você deseje construir relevância de sua marca de algum novo produto ou serviço, entre em contato conosco no email marcos@hillerconsulting.com.br e vamos marcar uma conversa.

 

 

Quer posicionar a sua marca?

Nossas crenças dizem que esse processo se dá por meio de 5 etapas:

 

SAM_1095Etapa 1

ESCOLHER

Posicionar-se é fazer escolhas, é renunciar caminhos, é escolher caminhos. O que chamamos de tomar posição aqui é se apropriar de um norte para a marca, ou seja, definir qual a conversa que a marca deseja ter com determinado mercado. Por exemplo, Dove conversa sobre pele, Rexona fala de tempo de proteção, Puma fala sobre estilo, e Becel fala sobre redução do colesterol, entre outros.

 

 

iphone 6 lançado nos USAEtapa 2

MERGULHAR

Decidida qual a conversa na etapa 1, agora devemos usar das ferramentas mais importantes do processo de construção de marca: a pesquisa de mercado. Construir marca é um esforço absolutamente alicerçado em insights de pesquisa, e é ela que trará todos os direcionamentos essenciais para pilotar estrategicamente uma marca e entender qual a essência de sua marca na sua categoria que você elegeu.

 

 

consumo1Etapa 3

AFINAR

Nessa etapa fundamental, o ponto central é: empacotar a sua marca em termos de proposta de comunicação. A missão aqui é encontrar o propósito da marca. É desenvolver uma frase de efeito, impactante, relevante e que dê uma razão forte para o consumidor que a marca deve ser consumida por ele.

 

 

samsung 2Etapa 4

CONSISTÊNCIA

A intenção aqui é executar esse propósito da marca. Nessa etapa, nossa missão é desdobrar a essência da marca em diversas ações. Por exemplo, a forma relevante e consistente que a marca deve estar presente em uma fanpage no Facebook. Todos os pontos de contato da marca devem refletir esse posicionamento: a presença digital, a ambientação do ponto de venda, as ações de branding para funcionários, o tom das campanhas de propaganda, a postura dos vendedores, o design e o logotipo da marca, tudo. É aqui nessa etapa onde muitas marcas pecam, pois geralmente vemos marcas começando por essa etapa. Muitas empresas pensam que mexer na identidade visual e/ou criar um logotipo como o início do processo, e isso apenas o final da história, e deve obedecer o processo de posicionamento, deve ser um reflexo de seu propósito.

 

 

apple-samsung-trial.jpeg3-1280x960Etapa 5

OBSESSÃO

Passada essas quatro etapas, agora é garantir que tudo seja executado com excelência e com paixão aos detalhes. Muito mais difícil do que se posicionar uma marca, é garantir que a execução de um posicionamento seja verdadeiro, genuíno consistente e relevante. Por isso, um gestor de marca é o guardião de todo esse processo. Lembrando que esse é um processo interminável. Devemos sempre monitorar (com pesquisa) e acompanhar junto ao consumidor se nosso posicionamento que adotamos está sendo percebido da forma que desejamos.

 

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