PESQUISA

A The Hiller and Branding atua também liderando projetos de pesquisa. Como um parceiro de processos investigativos, conduzimos pesquisas de Brand Tracking Health (pesquisa de saúde de marca), além de pesquisas de caráter mais qualitativos, estudos etnográficos e netnográficos que servem para municiar processos decisórios.

 

Brand Track Health 

Uma metodologia que avalia a “saúde” de uma marca ao monitorar continuamente métricas essenciais, como reconhecimento, percepção, lealdade e participação de mercado. Este processo permite que as empresas compreendam como os consumidores percebem sua marca e identifiquem áreas que necessitam de aprimoramento. Uma analogia eficaz para entender o Brand Health Tracking é compará-lo a um “hemograma” da marca. Assim como um hemograma avalia diversos parâmetros do sangue para fornecer uma visão abrangente da saúde de uma pessoa, o Brand Health Tracking analisa múltiplas métricas para oferecer uma compreensão completa da vitalidade de uma marca. Este “hemograma” da marca ajuda a identificar pontos fortes e fracos, permitindo ajustes estratégicos para otimizar o desempenho no mercado. Medir a saúde de uma marca envolve avaliar sua “disponibilidade mental” na mente dos consumidores. Isso se refere à probabilidade de um consumidor pensar em uma marca em situações de compra relevantes.

 

 

iphone 6 lançado nos USAEtnografia

É um método de pesquisa empírica e um termo complexo, que pode adquirir acepções diversas dependendo de como é apropriado por determinada área de estudo. Deve-se destacar que a etnografia pode ser entendida tanto como método quanto como “produto resultante de uma pesquisa (relatório, narrativa)” (FRAGOSO, RECUERO E AMARAL, 2011, p. 168). Como afirma Evans, o termo etnografia pode ser livremente aplicado a qualquer projeto de pesquisa qualitativa no qual o objetivo seja prover uma descrição detalhada e profunda da vida e práticas cotidianas. Em termos mais exatos, a etnografia pode ser definida tanto como um processo e método de pesquisa qualitativa como um produto (o resultado desse processo é uma etnografia) cujo objetivo é interpretação cultural. Evans afirma que etnografia é “a representação escrita da cultura” (EVANS, 2010, p. 11). O método etnográfico, de acordo com Ribeiro (2003, p.198) implica em “espantarmo-nos com o que nos é familiar, próximo e em tornar familiar o que inicialmente nos era estranho, estrangeiro”. Trata-se de uma atividade fundada na visão atenta, no olhar desperto, porém disponível para a surpresa, para o inesperado, para os chamamentos dos fenômenos que estamos observando. O registro audiovisual, na perspectiva de Ribeiro (2003, p.281) “potencia determinados aspectos que passam a ser registrados nas suas diversas vertentes, desvendando outro tipo de linguagem consubstanciada na dimensão corporal, ao nível das posturas, movimentos e expressões diferenciadas”. A câmera, como na visão de Marcel Mauss (citado por Ribeiro 2003, p.282), é uma “memória visual que fornece uma micro-análise temporal entre indivíduos através de um visionamento diferido, repetido e ilimitado de imagens”.

 

facebook-surreal5Netnografia

Partimos da afirmação de Fragoso, Recuero e Amaral, quando dizem que “a internet é um universo de investigação particularmente difícil de recortar, em função de sua escala (seus componentes contam-se aos milhões e bilhões), heterogeneidade (grande variação entre as unidades e entre os contextos) e dinamismo (todos os elementos são permanentemente passíveis de alteração e a configuração do conjunto se modifica a cada momento)” (2011, p. 55). A netnografia é um neologismo criado no final dos anos 90 (net + etnografia) para demarcar as adaptações do método etnográfico em relação tanto à coleta e análise de dados, quanto à ética de pesquisa. Relacionado aos estudos de comunicação com abordagens referentes ao consumo, marketing e aos estudos das comunidades de fãs. Baixe aqui um exemplo de estudo netnográfico conduzido pela Hiller Training & Consulting sobre modos de apresentação de si: construção de identidades de jovens em um site de rede social.

 

Entre em contato conosco no marcos@hillerconsulting.com.br ou no 11 99643 9888 e agende uma reunião para um entendimento mais profundo dessa consultoria investigativa que oferecemos.