Bem-vindo à era das marcas politicamente (e deliciosamente) incorretas
– Ô professor, estou planejando abrir uma hamburgueria na cidade.
– É mesmo? Que legal! Como vai se chamar?
– Whatafuck!
– Como assim?
– Sim! Whatafuck!
– Nossa, cara! Você tá louco? Tenho receio! Acho melhor não! Como assim? Que nome é esse? Vai abrir uma lanchonete tem um palavrão como nome da marca? Acho que perigoso e arriscado. Pense mais um pouco! Ainda mais em uma cidade como Curitiba, onde o povo é meio conservador pra essas coisas, não?
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Esse diálogo aconteceu há quase 2 anos. Eu sou professor de branding da pós-graduação da PUC Paraná, e conversava, na ocasião, com Daniel Mocellin, meu aluno na época. No topo de minha autoridade conceitual e acadêmica quis dar uma resposta politicamente correta para ele. Ledo engano. Mocellin seguiu sua intuição. Hoje ele hoje virou um grande amigo e ainda bem que minha opinião entrou em um ouvido dele e saiu pelo outro. O Whatafuck nasceu! Nasceu não, decolou!!! E decolou alto!
Em menos de 2 anos de vida, já abriram o Roots, uma “spin off” do Whatafuck e que serve batata frita no cone ao melhor estilo belga. Em todas as lojas, eles têm 27 torneiras de chope, onde já encheram copos com mais de 90 mil litros de chope em quase 20 meses de história. Eles venderam 184 mil hamburgers no ano passado. O Whatafuck é a melhor hamburgueria segundo o Swarm Curitiba. Também são TOP 80 no Trip Advisor e o melhor de Curitiba, categoria Geral no YELP. A rede hoje emprega hoje 31 funcionários. Já lançaram a cerveja própria (uma APA saborosíssima) e já estão pensando em fazer um tênis em colaboração com uma outra marca com o mesmo DNA. Se teremos Whatafuck em São Paulo? Sim, eles pensam nisso!
Nesse início de ano, a marca não parou de inovar e de crescer, e sempre com a pegada arrojada e pensando fora da caixa. Inauguraram uma nova unidade, no Shopping Hauer, local tradicional da cidade de Curitiba e que já reúne diversos empreendimentos gastronômicos. O Whatafuck, que usualmente já recebe quase todos os dias uma mini multidão na calçada da loja da Rua Vicente Machado, decidiu fazer uma promoção no dia da abertura: os primeiros 500 clientes que comprassem um hambúrguer simples pagariam apenas 1 real pelo sanduíche (o valor normal é 10 reais). Na data da inauguração, o bacon nos sanduíches também foi gratuito. Será que tivemos a casa lotada?
