PESQUISA
A Hiller Training & Consulting atua também liderando projetos de pesquisa. Como um parceiro de processos investigativos, conduzimos pesquisas de caráter etnográfico e netnográfico que servem para municiar processos decisórios.
Etnografia
É um método de pesquisa empírica e um termo complexo, que pode adquirir acepções diversas dependendo de como é apropriado por determinada área de estudo. Deve-se destacar que a etnografia pode ser entendida tanto como método quanto como “produto resultante de uma pesquisa (relatório, narrativa)” (FRAGOSO, RECUERO E AMARAL, 2011, p. 168). Como afirma Evans, o termo etnografia pode ser livremente aplicado a qualquer projeto de pesquisa qualitativa no qual o objetivo seja prover uma descrição detalhada e profunda da vida e práticas cotidianas. Em termos mais exatos, a etnografia pode ser definida tanto como um processo e método de pesquisa qualitativa como um produto (o resultado desse processo é uma etnografia) cujo objetivo é interpretação cultural. Evans afirma que etnografia é “a representação escrita da cultura” (EVANS, 2010, p. 11). O método etnográfico, de acordo com Ribeiro (2003, p.198) implica em “espantarmo-nos com o que nos é familiar, próximo e em tornar familiar o que inicialmente nos era estranho, estrangeiro”. Trata-se de uma atividade fundada na visão atenta, no olhar desperto, porém disponível para a surpresa, para o inesperado, para os chamamentos dos fenômenos que estamos observando. O registro audiovisual, na perspectiva de Ribeiro (2003, p.281) “potencia determinados aspectos que passam a ser registrados nas suas diversas vertentes, desvendando outro tipo de linguagem consubstanciada na dimensão corporal, ao nível das posturas, movimentos e expressões diferenciadas”. A câmera, como na visão de Marcel Mauss (citado por Ribeiro 2003, p.282), é uma “memória visual que fornece uma micro-análise temporal entre indivíduos através de um visionamento diferido, repetido e ilimitado de imagens”.
Netnografia
Partimos da afirmação de Fragoso, Recuero e Amaral, quando dizem que “a internet é um universo de investigação particularmente difícil de recortar, em função de sua escala (seus componentes contam-se aos milhões e bilhões), heterogeneidade (grande variação entre as unidades e entre os contextos) e dinamismo (todos os elementos são permanentemente passíveis de alteração e a configuração do conjunto se modifica a cada momento)” (2011, p. 55). A netnografia é um neologismo criado no final dos anos 90 (net + etnografia) para demarcar as adaptações do método etnográfico em relação tanto à coleta e análise de dados, quanto à ética de pesquisa. Relacionado aos estudos de comunicação com abordagens referentes ao consumo, marketing e aos estudos das comunidades de fãs. Baixe aqui um exemplo de estudo netnográfico conduzido pela Hiller Training & Consulting sobre modos de apresentação de si: construção de identidades de jovens em um site de rede social.